sexta-feira, 16 de março de 2012

Cremers lista os setores mais graves no Hospital Centenário...

 São Leopoldo - 16/03/2012 07h00 - Atualizado em 16/03/2012 07h12

Cremers lista os setores mais graves no Hospital Centenário

O dossiê será analisado e debatido na segunda-feira.

Sônia Bettinelli/Da Redação


São Leopoldo  - Antes do resultado oficial da vistoria – marcada para segunda-feira – o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), Fernando Matos, listou os setores considerados mais críticos pelos integrantes da comissão de fiscalização da entidade que passaram nove horas no Hospital Centenário, quarta-feira.
“O dossiê terá entre 45 a 50 folhas com fotos de todos os setores. Infelizmente, a fiscalização constatou problemas sérios no bloco cirúrgico, inclusive com uma sala fechada. Mais problemas na emergência, radiologia, neurocirurgia, observação, unidades de internação e pisquiatria”, enumerou Matos.
O dossiê será analisado e debatido na reunião semanal de segunda-feira. “Anunciaremos as medidas na segunda-feira e, na quarta-feira, às dez horas, teremos uma reunião com o Ministério Público (MP)”, complementa o vice-presidente do Cremers.
O que Matos diz sobre
Emergência - A UTI improvisada não poderá mais funcionar. É preciso atender com qualidade;
Observação - Macas sem proteção lateral e falta de equipamentos de oxigênio;
Bloco cirúrgico - Uma das cinco salas não oferece as condições mínimas para o exercício médico e já foi interditada;
Unidades de internação - Diversos quartos terão que ser fechados até que sejam sanados os problemas. Segundo Matos, são serviços que podem ser feitos de forma rápida;
Neurocirurgia - Segundo Matos, o setor que deveria funcionar com excelência apresenta problemas que precisam ser corrigidos;
Radiologia - Segundo Matos, o setor é prejudicado pela falta de profissionais, falta de higiene e falta de alvará de saúde;
Psiquiatria - Conforme Matos, o setor foi ampliado para disponibilizar o atendimento, mas não reúne as condições mínimas.
Defesa do bloco
O diretor médico do bloco cirúrgico, Evandro Fortuna, explicou que uma das salas de cirurgia está aguardando o carrinho de anestesia que está no conserto. “Só por esse motivo. No restante, a sala está em condições, assim como as outras quatro salas de cirurgia que equipamos recentemente com mesas de acionamento elétrico e a iluminação toda nova para qualificar o trabalho. Estão em perfeitas condições”, afirmou o diretor.
Hospital divulga nota oficial
Sobre os setores do Hospital Centenário que apresentariam problemas listados pelo Cremers, a manifestação da casa de saúde foi feita ontem à tarde por uma nota oficial que diz o seguinte:
“A direção do Hospital Centenário lamenta que qualquer medida tenha sido anunciada pelo Conselho Regional de Medicina (Cremers) junto à imprensa, já que nas inspeções anteriores o hospital leopoldense sempre foi o primeiro a ser informado sobre decisões. 
Até o momento, o HC não foi informado de nenhuma possível interdição em sala cirúrgica ou qualquer outro espaço. E a instituição ressalta que, quando for notificada, imediatamente, tomará as providências necessárias. O Hospital Centenário salienta que o seu maior objetivo continua sendo o de ter compromisso com a saúde pública de qualidade para os leopoldenses e moradores do municípios de referência, tendo um papel fundamental para o bom funcionamento da Rede Estadual de Saúde.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário