quarta-feira, 14 de março de 2012

Hospital Centenário ... mais uma vistoria do Cremers..

 Segundo presidente do Conselho, poderá haver interdição de atividade médica.

Sônia Bettinelli/ Da Redação VS


São Leopoldo  - O Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers) estará no Hospital Centenário hoje, às 11 horas, para a quarta vistoria desde o início de 2011. Dessa vez, no entanto, a comissão de fiscalização do Cremers poderá definir pela interdição de alguma atividade médica por causa da situação.
“A possibilidade de interdição de algumas atividades nunca esteve tão próximo do Hospital Centenário como agora pelas irregularidades que não são novidade, mas que nesse momento são graves’’, afirmou o presidente do Cremers, Rogério Wolff de Aguiar. Ele explicou que o Cremers pode interditar atividades médicas, enquanto a interdição do hospital é competência da Vigilância Sanitária. “Não descartamos a possibilidade de pedir à Vigilância Sanitária que vistorie as condições de limpeza e estrutura.
Prudência até agora
O presidente do Cremers disse, ainda, que nas três vistorias anteriores houve prudência para não privar a população de atendimento médico, já que é o único hospital da cidade. “Além disso, as irregularidades poderiam ter sido todas sanadas desde a primeira vistoria até agora’’, insistiu Aguiar, acrescentando que o relatório da comissão de fiscalização será submetido à análise da diretoria do Cremers, a quem cabe decidir pela interdição de algumas atividades médicas ou não.
“É normal essa fiscalização”
Para o secretário geral da Prefeitura, Ibanês Mariano, a vistoria de hoje será um trabalho que o Cremers já fazia. “É normal essa fiscalização assim como foram feitas outras. Sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), as obras estão sendo executadas. Estamos à disposição do Cremers para acompanhar a vistoria e dar as explicações necessárias”, explicou Ibanês Mariano.
VS noticiou problemas em janeiro
Nos dias 5 e 27 de janeiro de 2012, o Jornal VS publicou a notícia de duas mortes de pacientes que estiveramno quarto cujas paredes estavam mofadas, entre outros problemas de infiltração. Conforme o presidente Cremers, Rogério Aguiar, a direção do hospital e a administração municipal já foram alertadas e cobradas dos problemas estruturais, principalmente da necessidade urgente de ações para resolver esses problemas para garantir o exercício médico e a segurança para os pacientes internados. Além da vistoria do Cremers que ocorre hoje, a situação do hospital também está sendo investigada pela Polícia Civil, pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) que está fazendo a inspeção extraordinária em contratos do hospital dos últimos anos. Objetivo da investigação e da inspeção extraordinária é conferir se as possíveis irregularidades existem realmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário