terça-feira, 18 de outubro de 2011

Esta é a UNIMED de São Leopoldo - RS


UNIMED VALE DOS SINOS DE NOVO HAMBURGO
Att. Dr. Luis Carlos Meio
Rua Tupi, 962
Novo Hamburgo – RS

Prezado Doutor

Elimar Campos, inscrito no CPF sob nº xxx.xxx.xxx-04, e portadora do RG nºxxxxxxxxxx, residente em São Leopoldo, RS, vem apresentar RECLAMAÇÃO por negligência e descaso contra Sílvia Dorigoni e equipe do Pronto Atendimento da Unimed Vale dos Sinos - São Leopoldo - RS, pelos motivos a seguir expostos:

No dia 22 de julho de 2011, às 17hs eu Elimar Campos, dei entrada no Pronto Atendimento da Unimed Vale dos Sinos - São Leopoldo, com fortes dores no peito e muita ansiedade. Como o atendimento seria particular, a instituição exigiu o pagamento de R$ 400,00 (quatrocentos reais) a título de caução, (Caução proibida, Diário Oficial - Lei Nº 3.359 de 07/01/2002) e somente após esse pagamento é que eles poderiam dar prosseguimento ao atendimento. Feito o pagamento eu fui encaminhado ao setor ambulatorial da instituição e somente após 10 minutos e muita reclamação de meus familiares a Dra Silvia me atendeu.

A Doutora solicitou um eletrocardiograma, porém não tinha condições de interpretar o exame, pois não era a sua especialidade. Foi solicitado que o cardiologista Dr. José Antônio Albrecht comparecesse no P.A. da Unimed para dar o laudo do exame, porém às 19h00min uma enfermeira informou aos meus familiares que o Dr. Albrecht estava em Esteio a caminho de Porto Alegre e que não voltaria para dar o laudo do exame.

Enquanto a Doutora aguardava o médico responsável para interpretar o eletrocardiograma, foi realizado exame de sangue e raio x dos pulmões, sendo que ambos os exames foram "normal" (o exame de sangue foi feito novamente no Hospital Regina e deu anormal).

A Doutora sugeriu aos meus familiares que talvez tivesse que me levar ao Hospital Centenário de São Leopoldo - RS, que foi recusado pelos meus familiares e se eu tivesse que ir para algum hospital que deveria ser o Hospital Regina em Novo Hamburgo- RS.

Às 19h30min acabou o turno da Dra. Silvia Dorigoni e esta me passou a Doutora do próximo plantão. Às 21 horas esta Doutora disse que não poderia fazer mais nada por mim e entregou para aos meus familiares, o exame eletrocardiograma sem laudo e o exame de sangue e  aconselhando que eu, deveria ir ao hospital e o liberou do PA. da Unimed.

Eu sai da Unimed e fui para o Hospital Regina em Novo Hamburgo, em um carro particular. Chegando ao hospital eu fui encaminhado ao setor de emergência e depois de relatar toda a minha trajetória e entregar os exames, que foram realizados na Unimed São Leopoldo, ao médico plantonista. Este informou que os exames estavam confusos e o eletro sem laudo, e teria que repetir os exames.

Após os exames, o médico disse que eu tinha tido um infarto, que mais tarde foi diagnosticado no miocárdio direito e ainda corria sério risco de ter um novo infarto a qualquer momento se não fosse tratado o mais rápido possível. Sendo que eu deveria ter sido removido da Unimed de São Leopoldo para o Hospital Regina em Novo Hamburgo em uma ambulância com UTI Móvel, pois corria risco de vida.

Os familiares inconformados com o atendimento realizado no P.A. da Unimed de SãoLeopoldo fizeram uma reclamação ao Setor de Relacionamento ao Cliente via e-mail no dia 26/07/2011 (em anexo 01 abaixo). Esta reclamação foi feita pela minha irmã, sendo que o Dr. José Antônio Albrecht fez uma ligação muito grosseira, com ameaças e coações e eu não entendi o porque de sua agressão, pois ele disse que não tinha responsabilidade e obrigação de estar no P. A., se não tinha obrigação então porque a grosseria.

Esta reclamação foi respondida pelo setor responsável no dia 29/07/2011 (em anexo 02 abaixo), e destaco os seguintes pontos:

Ao contrário do que foi relatado eu não apresentei melhora no quadro de dor, é obvio que uma pessoa quando está sentindo muita dor (como é o caso de um infarto) vai
estar muita agitada e ansiosa.

Depois do ECG a Doutora informou aos familiares que havia alteração, mas que não sabia interpretar e que chamou o Doutor responsável pelo setor cardiológico.

Em nenhum momento o eu recebi oxigênio e monitoração cardíaca.

Quando houve recusa do médico responsável pelo laudo, a médica sugeriu que talvez fosse necessário a transferência para o Hospital Centenário, sendo que os familiares
optaram, caso necessário, o Hospital Regina. Os familiares ficaram a espera da transferência, porém após 04 horas do primeiro atendimento, eu fui liberado com a sugestão de que deveria procurar atendimento em um hospital, sem diagnóstico e sem acompanhamento médico.

Diante destas informações citadas acima, concluí que houve demora, negligência e descaso no atendimento prestado no Pronto Atendimento de São Leopoldo, sendo que toda a medicação que recebi foi, um soro na veia e uma injeção de DIAZEPAN. Nem todas as medidas cabíveis foram tomadas, se a médica não sabia o que fazer, deveria me transferir imediatamente para um hospital, com acompanhamento em uma UTI Móvel e não ter ficado comigo durante 04 horas e liberado sem diagnóstico e sem nenhuma responsabilidade.

A maior preocupação do Pronto Atendimento era em relação às taxas que deveriam ser paga para realizar os exames, o qual os meus familiares eram constantemente lembrados.

Conforme a equipe do Hospital Regina, que prontamente diagnosticou o infarto e medicou, e disse: se demorasse mais alguns minutos eu poderia ter outro infarto e vindo a falecer a caminho do hospital, por causa da demora no atendimento e sem medicação.

Solicitei providências a serem tomadas contra a equipe do Pronto Atendimento da Unimed de São Leopoldo, para que este e seus cooperados sejam referência em saúde
na cidade São Leopoldo e não serem comparados com o atendimento realizado pelo SUS e gostaria de deixar claro que esta reclamação está sendo feita para que essa situação não ocorra com outros pacientes que procuram o Pronto Atendimento da Unimed.
Até o momento nenhuma providência foi tomada, a não ser, a de cobrar mais R$ 183,50, dando 10% de descontos, e agora já este valor é de R$ 134,50 com 10 % de descontos, se estão dando desconto é porque algo errado tem no meio.

Elimar Campos
ANEXO 01

Na sexta-feira dia 22/07 em torno das 17:00 hs, o paciente Elimar Silveira Campos deu entrada no P.A.de São Leopoldo para atendimento de urgência. Foi encaminhado e apesar de estar se sentindo muito mal, teve que aguardar, pois a dra.Silvia Dorigoni estava em atendimento.

Foi solicitado um eletrocardiograma e exame de sangue (Troponina Cardíaca ) ..... no eletro a dra. verificou alteração, mas não sabia interpretar, então fez contato com o plantão cardiológico e este por sua vez disse que estava em Esteio, indo para Porto Alegre e que não voltaria ( Dr.José Antônio Albrecht ). E o exame de sangue levou 1h e 30 min para ficar pronto, porque tiveram que mandar de motoboy para outra cidade, enfim. ....depois de tudo pronto e nada esclarecido ele simplesmente foi liberado, isto já era +/- 21:00 hs.

A dra. Silvia aconselhou que fossem procurar atendimento em um hospital, então eles foram para o Hospital Regina, onde tiveram que repetir o eletro, porque o primeiro não esclareceu o problema e este segundo mostrou um infarto (obstrução parcial da coronária direita ), repetiram também o exame de sangue que ao contrario do 1º, não estava normal, enfim e outros exames também foram feitos, pois para medicá-Io precisavam saber o que tinha sido feito em São Leopoldo ( não foi fornecido nenhum prontuário de atendimento ).

Ele ficou internado por quatro dias, passou por cateterismo, colocou stent e graças a deus, já está em casa.

As perguntas que ficam são:
Afinal que plantão cárdio é esse? Pode ficar descoberto?É um plantonista só?
Porque ficaram tanto tempo com ele se não iam resolver? Porque ele ficar 4 horas, sair sem diagnóstico e ir infartado para Novo Hamburgo de carro, talvez tenha sido um pouco arriscado.
E por fim, como ele era um paciente particular, a preocupação com valores era grande, porque a todo momento os familiares eram lembrados de pagamentos de taxas, sendo que a caução foi das primeiras coisas a ser acertada.

Fico no aguardo de um retorno, até porque tem a conta para ser acertada ainda e acredito que algumas coisas podem ser discutidas.
Grato – Meu familiar
ANEXO 02

From: "fabiana.muller" fabiana.muller@vs.unimed.com.br
To:
Sent: Sex 29/07/11 - 10:07
Subject: Fwd: Re: atendimento Elimar Campos

Prezada.... Minha irmã:

Bom dia!

Com relação a sua manifestação, acerca do atendimento prestado na sexta-feira dia 22/07/2011 pela nossa médica cooperada Dra. Silvia Dorigoni, foi verificado o prontuário juntamente a direção técnica e aos profissionais e tivemos o seguinte retorno.  Que não houve nada de errado, pois segundo a Dra. Silvia, foi medicado prontamente, apesar do alívio da dor relatado e o paciente seguia com muita agitação e desejava ir para casa. Foi realizado ECG que mostrava alterações sugestivas de doença coronariana e conforme a mesma, conversou com os familiares e colocou a situação e os achados do eletrocardiograma e então o paciente foi monitorizado e medicado. Após a Dra.
solicitou o exame de Troponina e assim comunicado aos familiares seu desejo de transferir o paciente ao hospital centenário, que foi recusado de imediato. Relatado então que aguardaríamos o exame para definir problema cardíaco e sugerido a vocês o Pronto-cardio do Hospital Regina, como opção para o caso de o exame estar alterado e conseqüentemente o paciente necessitar hospitalização.

Diante destas informações citadas acima, concluímos que não houve demora no atendimento prestado no Pronto Atendimento de São Leopoldo. O eletrocardiograma foi constatado tratar-se de exame alterado e sugestivo de
doença coronariana e foi comunicado aos familiares presentes. Todas as medidas cabíveis foram tomadas, como: alívio da dor, oxigênio e monitorização cardíaca e o paciente encontra-se em ambiente hospitalar e que apresenta condições plenas para o tratamento de qualquer intercorrência que surgisse e lembrando que os familiares estavam informados de todos os procedimentos realizados.

Estou ciente que o Dr. José Antônio Albrecht já entrou em contato com você para esclarecer sobre o eletrocardiograma realizado e também informado a Sra. que não temos plantão cardiológico e quando temos problemas cardiológicos é efetuado o encaminhamento, como feito pela Dra. Silvia.

Queremos ressaltar a importância da sua manifestação, a qual nos permite acompanhar o atendimento prestado pelos nossos cooperados e aplicarmos melhorias sempre que necessário.
O Setor de Atendimento com Cliente da Unimed VS se coloca a disposição para outras dúvidas que se fizerem necessárias.
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Ainda vai ter mais....

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